segunda-feira, 24 de março de 2014

Sonata 2015: fotos oficiais foram liberadas pela Hyundai.


A Hyundai liberou, nesse fim de semana, imagens oficiais da nova geração do seu best seller, o Sonata. As imagens mostram uma evolução do antigo desenho, buscando mais sobriedade e menos exageros. Cantos da carroceria foram suavizados e os vincos melhor trabalhados.


Na dianteira, os faróis perderam os exageros estilísticos, e agora mostram linhas mais retas, contemporâneas e agradáveis. A grade também perdeu o exagero nos cromados e ganhou cantos retilíneos e marcados, seguindo a nova leitura do design Fluid Sculture. O capô ganhou novos vincos, também mais discretos e o para-choques recebeu entrada de ar trapezoidal e moldura dos faróis de neblina com frisos cromados.

Na lateral as linhas mudaram menos. O vinco na linha de cintura continua o mesmo: nasce no para-lamas dianteiro e une-se às lanternas traseiras. Um novo vinco foi desenhado na base das portas e os retrovisores ganharam linhas mais retas. O friso cromado, que começa na lateral dos faróis e circunda toda a área envidraçada das janelas, resistiu à nova geração.


Na traseira, mais linhas retas e discretas. As lanternas ficaram um pouco menores e mais modernas, com uma seção mais fina no encontro com o local da placa de identificação. Os para-choques estão mais limpos e receberam apenas um vinco horizontal, bem leve, e novas luzes de neblina nas extremidades. A parte superior da tampa traseira é bem desenhada e parece ter uma moldura, o que acrescenta certo charme ao desenho.

O carro será mostrado ao vivo em abril, no Salão de New York. A Hyundai tentou aproximar o sedã do seu irmão mais luxuoso, o Genesis. Ao imprimir linhas mais suaves e desenho mais sóbrio, tenta também fazer frente aos concorrentes alemães. O carro cresceu em comparação ao anterior. As medidas agora são: 4,85m de comprimento, 1,86m de largura e 2,80m de entre-eixos. A altura não foi divulgada,pelo que se vê nas fotos, mudou pouco. O porta-malas agora é de 510 litros.



No interior, a chuva de linhas retas continua. A parte superior do painel está um pouco mais alta e lembra bastante alguns modelos da BMW, bem como a parte central do painel, levemente voltada ao motorista. As laterais de portas perderam o desenho ousado e apostam, nessa geração, em sobriedade e alto padrão de acabamento. O volante também mudou, bem como os instrumentos. 

O salto em qualidade de acabamento é nítidos aos olhos, assim como a tentativa de parecer mais executivo e menos esportivo. Novos itens de tecnologia estarão presentes, como detectores de pontos cegos, monitor central de LCD, sistema anti-colisão dianteiros e traseiros, entre muitos outros.

No Brasil, o Sonata deixou de ser oferecido no início do ano. Essa nova geração será vendida primeiramente na Coréia, espalhando-se ao redor do globo meses depois. Aqui, provavelmente no segundo semestre de 2015.



Um comentário: