quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Fiat Linea ganha mudanças para a linha 2015.

Fiat Linea 2015 recebe mudanças pontuais.
Confirmando os rumores, a Fiat liberou ontem três imagens do Linea 2015 com algumas mudanças. Seguindo o modelo já mostrado na Turquia, mas nem tanto, o nacional traz mudanças na dianteira e na traseira, assim como uma notável evolução no interior.

A grade frontal continua com o mesmo formato, mas com apenas três filetes horizontais, todos cromados. A tomada de ar inferior segue o formato da grade e possui um friso cromado em toda sua extensão, emoldurando os faróis de neblina, um pouco menores e mais discretos. Evolução discreta, mas válida, uma vez que conseguiu rejuvenescer um pouco a frente do modelo.

Traseira muda bastante e tenta parecer esportiva.
As maiores alterações externas se concentram na traseira do Linea. As lanternas são as mesmas, mas a tampa do porta-malas é toda nova, carregando a placa de identificação, e acima dela um friso grosso e cromado com o nome do carro. O para-choques recebeu uma moldura negra imitando um extrator de ar e continua com os frisos cromados do modelo anterior. A mudança é visível e, ao meu ver, agradável, apesar de fugir um pouco da sensação de classe que o carro tenta passar ao consumidor.

Interior não foi revelado, mas será idêntico ao do Punto.
A Fiat não liberou imagens do painel completo, apenas do quadro de instrumentos. Mas é certo que o Linea receberá o mesmo interior do Punto, com seção emborrachada da cor do veículo atravessando toda a extensão do painel. A iluminação noturna do hatch, com fios de LED entre as junções das peças também está garantida no três volumes.

Na lateral, apenas as rodas mudam. As motorizações e as opções de câmbio não mudam e os preços não devem fugir muito do padrão atual, com possibilidade de redução. A Fiat assumiu que é difícil competir com a tradição dos japoneses no segmento médio e, agora, mira para os concorrentes franceses, mais baratos e com vendas menores.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Novo Uno muda esse ano. Confira como o modelo pode ficar.

A dianteira carrega as maiores mudanças. Ficou mais limpa e moderna.
O Novo Uno deve mudar em breve, para não perder vendas com a chegada de novos concorrentes.  A Fiat trabalha na primeira reestilização do modelo, mas sem mudar muito o desenho da carroceria. Apenas detalhes em algumas peças serão alterados, diferentemente do interior, que receberá uma mudança radical.

Na lateral mudam retrovisores e maçanetas.
O site Autos Segredos criou uma projeção baseada nos flagras que já foram feitos do veículo. Na frente mudam faróis (que perdem a proeminência em direção ao para-lama), grade (menor e mais fina), para-choques, faróis de neblina e entradas de ar. Mudanças discretas, mas pontuais. Na lateral o modelo recebe retrovisores de mesmo formato, mas com repetidores das luzes de direção, e maçanetas com fechadura embutida.

Traseira terá poucas mudanças.
Na traseira, as mudanças são ainda mais sutis. As lanternas ficam um pouco mais escuras, o para-choques recebe alterações discretas e mais nada. Já no interior (foto abaixo), as mudanças foram drásticas. Adeus painel discreto e sem graça, bem vindo painel novo, agressivo e moderno. Com a possibilidade de receber sistema multimídia e som double-din, e a inclusão de novo volante e novas saídas de ar, além de mudanças no acabamento de bancos, laterais de portas e console central, o modelo evolui a passos largos.

Painel novo é elegante, moderno e muito atraente.
Para ver mais fotos, e ler texto completo sobre a projeção, acesse: http://www.autossegredos.com.br/2014/02/25/retrato-falado-essa-e-a-nossa-aposta-para-o-visual-do-fiat-uno-2015/ .

Fonte: Autos Segredos.

Renovado há poucos meses no Brasil, Ford Focus recebe mudanças na Europa.

Ford Focus recebe novo desenho na parte frontal.
O Ford Focus foi apresentado em nova geração no Brasil há poucos meses. Agora, para o Salão de Automóveis de Genebra, o carro que estreou no Brasil já recebe mudanças no desenho. Ficamos novamente, com um carro defasado em relação ao primeiro mundo. E que defasagem!

A Ford liberou imagens das versões hatch e perua.
O modelo médio da Ford recebeu faróis com máscara negra e desenho da grade inspirados nos Aston Martin (como Fusion e New Fiesta). O pára choque mudou, para acompanhar o formato do conjunto. Na traseiras poucas mudanças: apenas nova disposição das luzes. No restante da carroceria, tudo continua como antes.

No interior, mudam volante e alguns detalhes de acabamento.
O interior também recebeu atualizações. O volante é novo, com três raios e controles integrados; o sistema de som tem novo desenho e o console recebe comandos laterais e porta copos com tampa deslizante. Novos padrões de acabamento nos bancos e laterais da porta também estão disponíveis.

Modelo deve demorar pelo menos dois anos para desembarcar no Brasil.
Quem já está pensando em adquirir o novo modelo, pode parar por aí. O carro vai demorar, no mínimo, dois anos para chegar ao Brasil, visto que o modelo antigo acabou de ser lançado. Vai ser chato esperar, né?

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ford Focus é o carro mais vendido do mundo em 2013, segundo a JATO Dynamics.

O Ford Focus, em todas as suas variações, foi o mais vendido no mundo em 2013.
Segundo a empresa de consultoria americana, a JATO Dynamics, o Focus, em todas as suas variações de carroceria e geração, foi o automóvel mais vendido ao redor do globo. Somadas todas as versões, o carro da Ford vendeu 1.023.790 unidades em todos os país onde é comercializado, com 60% desse número vendidos na China e Estados Unidos. Uma diferença de 6,14% em relação a 2012, quando foram comercializados 964.000 unidades.


O Toyota Corolla foi, novamente, o segundo mais vendido, com 895.925 exemplares, crescendo pouco mais de 3,41% em relação ao ano passado. Em terceiro no ranking, as picapes da F-Series fizeram bonito, com 885.727 unidades. As vendas do modelo se resumem praticamente aos EUA e Canadá.

Toyota Corolla é o japonês mais vendido do mundo.
Ford F-Series é a linha de picapes mais comercializada.
 
Hyundai Elantra e Chevrolet Cruze, ambos projetos coreanos, completam o Top 5 mundial. O primeiro europeu a surgir no ranking, o Volkswagen Passat apresentou recuo de 1,12% em relação a 2012, com 700.816 unidades comercializadas. O Top 10 se completa com os japoneses Toyota Camry (7º) e Hondas CR-V e Civic (8º e 10º). O único compacto da lista, o Ford Fiesta é o nono mais vendido do mundo. 

Vale observar que o Brasil comercializa nove dos dez modelos. Só as picapes da Ford não são vendidas no país.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Conheça os SUVs que devem chegar ao Brasil para concorrer com Ecosport e Duster.

Ford Ecosport e Renaul Duster dominam o segmento, mas vem chumbo grosso por aí.
O segmento de SUVs compactos é a atual menina dos olhos do mercado brasileiro. Depois de investimentos pesados nos hatches compactos e sedãs médios, chegou a hora das montadoras enfiarem as rodas na lama, trazendo concorrentes para os soberanos EcoSport e Duster.

A primeira a apresentar seu novo "jipinho" é a Peugeot. Depois de um estrondoso sucesso na Europa, onde já foram produzidas 100 mil unidades do modelo, chegará ao Brasil o 2008, crossover criado sobre a plataforma do 208. O modelo vem fazendo barulho nos mercados onde é comercializado e já ganhou diversos prêmios.


Peugeot 2008 será nacional a partir de dezembro.
O SUV traz design inspirado no hatch do qual deriva, e foge do convencional design do segmento. O teto é baixo acima da cabeça do motorista e possui um degrau a partir da coluna B. Ele tenta parecer uma perua um pouco mais alta. As lanternas lembra as do 208 e o interior também se baseia no irmão de plataforma. O 2008 será comercializado a partir do início de 2015.

Outra que não vê a hora de botar as rodas no segmento é a JAC. Depois de lançar a família J3, o sedã-médio J5, as vans J6 e T8 e o sub compacto J2, a chinesa se prepara para lançar um SUV compacto, e aposta alto em suas vendas. O modelo é chamado de S-II ou S5 nos mercados onde é comercializado.


Novo SUV da JAC lembra bastante alguns concorrentes.
O modelo possui design bem interessante e lembra alguns concorrentes de preço maior. A lateral é praticamente idêntica a do Hyundai ix35, e o desenho da traseira é realmente parecido com os SUVs da Audi. Apesar do design genérico,o modelo é bonito e tem uma identidade visual formada, graças as faróis bem desenhados e detalhes que conseguem diferenciá-lo dos concorrentes. A JAC inicia as vendas ainda este ano.

De olho no crescimento de suas conterrâneas Nissan e Toyota, com March e Etios respectivamente, a Honda resolveu apostar suas fichas em outro segmento. A marca já apresentou no mercado internacional seu novo SUV compacto, o Vezel. O nome soa um pouco estranho, mas deve ser mantido quando for produzido em solo nacional. 


O Honda Vezel é a aposta da japonesa para crescer no Brasil.

O modelo está quebrando recordes de venda no Japão e a fila de espera passa de dois meses. O Vezel foi criado sobre a plataforma do Novo Fit (outro que chega em breve) e herdou do hatch a modularidade e o espaço interno. Com design bonito e ousado, o japonês tem queda acentuada do teto na traseira, na tentativa de parecer um cupê. As maçanetas traseiras ficam embutidas na moldura da porta, com a mesma intenção. Os faróis e a grade são bem desenhados e formam peça única. A carroceria tem vincos fortes e bem definidos, dando sensação de movimento. As lanternas são grandes e horizontais e definem as linhas da tampa do porta-malas. A Honda pretende iniciar as vendas do modelo até o segundo semestre de 2015.

O último modelo que chegará ao Brasil em breve, promete fazer mais barulho que os anteriores. A fabricante é a líder de vendas do mercado e possui rede de concessionárias gigantesca com mais de 500 pontos espalhados no Brasil, a Fiat. A gigante italiana venderá também no Brasil o SUV baseado no 500. O pequenino hatch está fazendo família na Europa e um de seus "filhos" grita pra ser nacional, o 500X. Ainda não revelado oficialmente, o modelo possui diversas projeções bem próximas do desenho real. Veja:


Modelo da Fiat, o 500X dará origem também a um irmão da Jeep.

O modelo terá linhas básicas baseadas no sub compacto, mas terá porte bem maior, com medidas parecidas com a do EcoSport. A espera pelo crossover é grande e a Fiat fabricará o modelo na nova fábrica que está sendo erguida em Goiana, no Pernambuco. Mas não é só isso. Desta mesma plataforma também sairá um SUV da Jeep, também fabricado na mesma unidade. É esperar pra ver.

Uma coisa é certa: o reinado do Eco e do Duster está ameaçado. Os concorrentes não estão pra brincadeira e quem ganha com isso é o consumidor.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CAOA não importará mais o Hyundai Sonata!

Hyundai Sonata deixa de ser importado oficialmente.
A CAOA, representante oficial da Hyundai no Brasil, afirmou em nota que parou de importar o sedã médio/grande Sonata. Antônio Maciel, líder do grupo, afirma que a comercialização do modelo estava sendo prejudicada pela rivalidade com seus irmãos Azera e Elantra. O Azera, maior e mais potente, custa algo em torno de 15 mil reais mais caro, mas traz motor V6 bem mais potente e maior requinte no acabamento. Já o Elantra é pra um público que precisa de menos espaço e tem desempenho parelho com o irmão um pouco maior. Sendo assim, o Sonata caiu no esquecimento entre os consumidores da marca coreana.

Vale lembrar que o Sonata chegou ao país fazendo estardalhaço no mercado, roubando vendas do Ford Fusion e da antiga geração do Azera. Foi, durante dois anos, símbolo de status e poderio no segmento, mas a política de preços da CAOA faz vítimas frequentes.


O novo i30 também é vítima da política de preços da  CAOA.
O Veloster também deixou de ser importado, mas a CAOA diz que ele retornará em alguns meses, após o término dos estoques e aplicação de motor mais potente. O novo i30 também está sofrendo com a tabela de preços; o modelo vende muito pouco para o seu potencial e está definhando no mercado.

A CAOA tem que rever suas técnicas, ou corre o risco de manchar a imagem da Hyundai e perder sua representação.

Renault Sandero Stepway ganha edição limitada Tweed a partir de R$ 47.390,00.


Renault Sandero Stepway Tweed - versão faz alusão a famoso tecido xadrez.

O Renault Sandero está prestes a ganhar uma nova geração com o design do Logan. E para despedir-se em grande estilo e chamar atenção do público para as últimas unidades da atual geração, a Renault acaba de lançar o Sandero Stepway Tweed. 

O nome Tweed faz alusão a um famoso tecido xadrez que mistura as cores branco e preto: o "Pied de Poule". Com inspiração vintage e ótimo custo-benefício, o hatch chega com número de exemplares limitado a 1.900 unidades, tabeladas a partir de R$ 47.390,00.

Stepway branco traz detalhes na cor preta.

Na edição especial o Stepway pode vir pintado em duas cores: branco e preto (como no tecido). A carroceria branca traz "quebra-mato", rodas, retrovisores, maçanetas e detalhes no para-choque traseiro na cor preta. A carroceria preta, por sua vez, traz os mesmos itens pintados em branco

As rodas do Stepway preto são de cor branca. Maçanetas e retrovisores também.
No interior, a edição limitada traz bancos dianteiros e trazeiros estilizados, com laterais em tecido xadrez. Portas também apresentam o detalhe. Outro detalhe do interior são os mostradores: o conta-giros é branco e o velocímetro é pintado de preto. O modelo vem bastante recheado: direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, freios ABS, airbag duplo, sistema de entretenimento Media NAV, sistema de som Arkamys 3D com Bluetooth e USB/MP3, alarme, volante em couro, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, entre outros.

Interior traz decoração xadrez e mostradores em cores opostas.
O Renault Sandero Stepway Tweed pode vir equipado com duas opções de motores e câmbios. Na versão manual, que custa R$ 47.390,00, o motor é o 1.6 8V Flex de 98cv com gasolina e 106cv com álcool. A versão com câmbio automático de quatro marchas traz o motor 1.6 16V de 107/112cv e custa R$ 51.640,00. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Best-Sellers - Saiba quais modelos bombaram nas vendas nesta primeira quinzena

Novo Palio Fire se destaca e fica na cola do líder Gol.

As vendas de automóveis e comerciais leves da primeira quinzena de fevereiro apresentam uma queda em relação aos números de janeiro (que teve recorde), mas apresentam evolução em relação a fevereiro do ano passado. 
No topo do ranking, o VW Gol continua líder, com 6.575 unidades, mas viu o seu rival Fiat Palio aproximar-se perigosamente, vendendo 5.447 exemplares. O aumento de vendas do Palio se deu pelo início da comercialização do Novo Palio Fire, que substituiu o Mille. Em terceiro e quarto lugares surgem o Fiat Uno e o VW Fox/CrossFox com, respectivamente, 4.793 e 4.390. O Fiesta, que caiu da segunda para a quinta posição, vendeu 4.349 carros.
Entre o sedãs, o líder mais uma vez é o Siena, sexto no geral, com 4.173 unidades, seguido por Hyundai HB20 e GM Onix, com 4.122 e 4.090 exemplares respectivamente.

Fiat Siena continua imbatível entre os sedãs.

Sandero e Voyage completam o Top10 dos automóveis, com 2.897 e 2.526 unidades. Nos comerciais leves, a Strada reina soberana, com vendas surpreendentes. A picape leve da Fiat registrou seu recorde de vendas pra janeiro e caminha para números altíssimos também em fevereiro. Nesta primeira quinzena ela registrou 6.087 exemplares, perdendo, entre todas as categorias, somente para o VW Gol. Em segundo, a Saveiro também vende bem e registra 2.300 unidades. EcoSport, S-10 e Montana completam o Top5 dos Comerciais Leves.

Fiat Strada é o segundo modelo mais vendido em todo o Brasil.

Veja abaixo os 20 automóveis de passeio mais vendidos:

1.    VW Gol - 6.575
2.    Fiat Palio - 5.447
3.    Fiat Uno - 4.793
4.    VW Fox/CrossFox - 4.390
5.    Ford Fiesta - 4.349
6.    Ford Siena - 4.173
7.    Hyudai HB20 - 4.122
8.    GM Onix - 4.090
9.    Renault Sandero - 2.897
10.  VW Voyage - 2.526
11.  GM Prisma - 2.373
12.  GM Celta - 2.086
13.  Hyundai HB20S - 1.753
14.  GM Cobalt - 1.689
15.  Honda Civic - 1.628
16.  Toyota Corolla - 1.440
17.  GM Classic - 1.405
18.  Citroën C3 - 1.325 
19.  Toyota Etios - 1.304
20.  Renault Logan - 1.262

Destaques:

-  Hyundai HB20S: já ultrapassou Cobalt e City e se aproxima do pelotão de líderes.
- Citroën C3: ultrapassou o Fiat Punto e garante o segundo lugar entre os compactos premium, atrás somente do New Fiesta.
-  Renaul Logan: a chegada da nova geração turbinou as vendas do sedã romeno.

Hyundai HB20S se destaca na primeira quinzena.
Veja abaixo os 10 comerciais leves mais vendidos na primeira quinzena de fevereiro:

1.   Fiat Strada - 6.087
2.   VW Saveiro - 2.300
3.   Ford EcoSport - 1.764
4.   GM S10 - 1.657
5.   GM Montana - 1.490
6.   Renault Duster - 1.326
7.   Toyota Hilux - 1.157
8.   Fiat Fiorino - 1.032
9.   GM Tracker - 918
10.  VW Amarok - 712

Destaques:

- Fiat Fiorino: a nova geração do modelo alavancou as vendas e roubou consumidores na finada Kombi.
- GM Tracker: o modelo cresce em vendas a cada mês e já é o terceiro SUV mais vendido do país.

Novo Fiat Fiorino faz sucesso entre os consumidores.

O novo SUV da Chevrolet explode nas vendas.

Fonte dos dados: Fenabrave

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Carro em Segredo: veja como poderá ficar a nova geração do Fiat 500.



A Fiat deve continuar a imprimir no 500 um desenho retrô, inspirado nas gerações passadas do compacto. Mas dessa vez parece querer agregar uma imagem mais sofisticada, mais ou menos como a MINI fez com o Cooper. A montadora corre para atualizar seu campeão de vendas, pois a chegada de novos concorrentes pode prejudicar as vendas do italianinho. Opel Adam, Renault Twingo, Peugeot 108 e as novas gerações de MINI Cooper e smart ForTwo estão agitando o mercado mundial.

O novo Fiat 500 trará um desenho ainda arredondado e clássico, porém mais aerodinâmico e musculoso, na tentativa de agradar a uma maior parcela de compradores do sexo masculino. Os faróis continuam redondos, mas invadem capô e para-lamas. Os faróis auxiliares continuam no lugar de sempre, mas um pouco maiores.


Atrás, as lanternas lembram as atuais, porém estão maiores e com formato amendoado, envoltas por um friso cromado. Certamente a iluminação será feita por LEDs. A coluna traseira será mais inclinada e dará um ar pouco mais esportivo ao sub compacto da Fiat.

Há estudos para introdução das quatro portas na nova geração, uma vez que na Europa cogita-se substituir o Punto (que não anda bem das pernas lá) pelo novo 500. Isso explicaria a demora do projeto e o crescimento exagerado da nova plataforma, bem como o rompimento com a Ford (que fabricava o Ka europeu na mesma plataforma do atual 500).


O interior lembrará bastante o do 500L (minivan da linha), mas está um passo acima no acabamento e impressão de luxo e solidez. O espaço interno será bastante superior ao da linha atual e as linhas do painel serão revistas, investindo no conceito do quadrado redondo (já visto no Uno, Panda e 500L).

A Fiat quer colher os louros do sucesso do 500, criando uma linha de compactos (na Europa) totalmente baseada no modelo, com exceção do Panda (outro sucesso comercial). Caso a Fiat leve a nova geração a todas as fábricas do modelo, em breve teremos por aqui o novo carrinho, importado do México, assim como o atual.

Fonte das imagens: Auto Express

VW up! - um raio-x do novo popular que promete agitar o segmento de entrada.



O setor de carros de entrada, os chamados populares, é sem dúvida o mais movimentado do mercado nacional, em vendas, quantidade opções e, este ano, novidades. O segmento tem grandes competidores, best sellers das principais marcas. VW Gol, Fiat Uno, Renault Clio, Chevrolet Celta, entre outros. É verdade que, pela obrigatoriedade da dupla "airbags + abs", o segmento perdeu algumas opções ultimamente. Despediram-se do mercado o Fiat Mille, o VW Gol G4 e o Ford Ka. Com certeza o cenário do topo das vendas irá mudar bastante. Deixemos de papo e vamos destrinchar o VW up!.



A Volkswagen o chama de "o Fusca do século 21", mas de Fusca o up! tem muito pouco. Pra início de conversa é um hatch que, diferentemente do besourinho,  não nasceu pra ser exatamente barato, visto que sua configuração mais completa ultrapassa facilmente os R$ 40.000.O hatch fabricado em São Bernardo do Campo baseia-se em três pilares: design, desempenho e segurança. Este último realmente chama atenção. É o primeiro popular nacional a conseguir 5 estrelas nos testes de colisão. Quanto ao desempenho, não há nada de magnífico, mas ele certamente é bem gostoso de dirigir. O motor é o três cilindros flex de 75 cv com gaolina e 82 cv com álcool, já apresentado no Fox. Esse propulsor faz dobradinha com o elogiadíssimo câmbio MQ200, referência de maciez e acerto técnico em sua categoria.

Esse conjunto motor/câmbio deu ao VW up! a melhor nota no Programa Nacional de Etiquetagem Veicular, ou seja, ele possui o menor consumo entre os automóveis de sua categoria.




o up! é construído sobre a plataforma NSF (New Smal Family), uma estrutura moderna e que irá servir a uma nova família de automóveis compactos das quatro principais marcas do grupo VW: a própria e as européias Audi, Skoda e Seat.
É notória a qualidade de construção do carrinho, o que já é uma marca da fabricante. Os espaços entre as chapas da carroceria são equivalentes e não há rebarbas em qualquer peça visível no interior ou exterior do carro.




O desenho geral do modelo segue o padrão do europeu. Linhas simples, porém modernas, cantos levemente arredondados e poucos vincos fortes. Na frente, o carrinho apresenta um design simpático, com os faróis com quinas vivas e bom desenho dos canhões de luz. A grade, bem fina, que circunda o símbolo da marca, divide também os faróis. Já o para-choque carrega a entrada de ar e o local da placa, além dos faróis de neblina, em um desenho que, assim como Uno e Picanto, lembram bastante um sorriso.




A traseira do pequenino alemão carrega as maiores diferenças em relação ao modelo europeu. No exemplar nacional a tampa do porta-malas é de aço, enquanto no similar europeu é inteiramente de vidro. As lanternas mostram luzes em disposição levemente alterada. O desenho no geral é simpático e proporciona uma sensação de solidez, fazendo-o parecer mais alto do que realmente é. A placa é instalada no para-choques, no centro de uma peça que chega a lembrar (mais uma vez) o Fiat Uno.O brake light (luz de freio suspensa) está instalada no "aerofólio". Existe um botão com alça na tampa, com a função de abrir o porta-malas.




Lateralmente também há mudanças no desenho. A coluna C foi esticada em 65 mm, para aumentar o espaço no porta-malas, que agora tem 285 litros. As portas traseiras são ligeiramente maiores, para abrigarem vidros deslizantes. O europeu possui vidros traseiros basculantes, como no antigo Ford Ka. No restante, o design segue a linha Volkswagen: linhas retas, teto alto e traseira truncada.



O interior lembra os Volkswagen, com exceção dos mostradores, que remetem ao do antigo Fox. O acabamento é simples, mas tudo está em seu lugar, sem rebarbas ou falhas de montagem. A chapa de aço da porta é visível (mais uma vez lembrando o Ka). O painel tem uma faixa central que é pintada na cor da carroceria (nas versões mais completas), e opcionalmente possui uma central multimídia chamada de Maps&More.

Os bancos são inteiriços, como os do Uno (uma tendência entre os compactos de entrada). O entre-eixos de 2,42 m é até razoável para as medidas do carrinho: 3,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 1,50 m de altura. O peso total atinge 910 kg, leve mesmo para o segmento. 






A Volkswagen espera fazer do up! o seu segundo modelo mais vendido, ou quem sabe, tomar a ponta do ranking e fazer uma dobradinha com o Gol. Na verdade, a meta é tirar a liderança das mãos da Fiat no mercado. Potencial o carrinho tem, mas cobra caro por isso, como todo modelo da Volkswagen. Nos outros segmentos, o consumidor pode até aceitar os valores elevados, mas no segmento de entrada cada centavo é importante.