A Peugeot apresentou na França o hatch sub compacto 108. Substituto do Peugeot 107 (irmão gêmeo do Citroën C1), o carrinho recebe a nomenclatura dos novos Peugeot e rende-se à identidade dos irmãos maiores 308 e 208, este último já comercializado em terras tupiniquins.
Apresentado, nesta nova geração, com carroceria de duas e quatro portas, além de uma bela versão conversível (ao estilo de Fiat 500 Cabrio, com colunas centrais e traseiras fixas). Os faróis são puxados para lateral e invadem o capô, além de apresentar um rasgo abaixo das lentes. A grade é pequena e carrega o nome da marca, mas perdeu um pouco de leveza em relação a do irmão 208 (que parece flutuar no para-choque). O logotipo do leão está no capô, ladeado por dois vincos que o emolduram. A saída de ar dianteira é maior que a grade e tem formato de trapézio invertido. A dianteira traz ainda luzes diurnas de LED nas laterais, abaixo dos faróis de neblina (bem pequenos).
Nas laterais, as rodas apresentam desenho belo e bastante aerodinâmico. Os vidros laterais traseiros são basculantes (não descem), independente da versão. Os piscas laterais estão localizados no para-lama, que carrega também uma extensão das molduras dos vidros, num efeito muito bonito e que dá personalidade ao sub compacto. As lanternas invadem as laterais e a coluna C (principalmente na versão quatro portas) lembra bastante o 207 brasileiro.
A traseira está em dia com a atual filosofia de design da Peugeot. As lanternas apresentam três seções luminosas que lembram as garras de um felino. A tampa traseira é inteiramente em vidro, e traz em seu corpo a logomarca, o nome do carro e o limpador traseiro (uma tendência entre os sub compactos europeus, como o VW up! e o Renault Twingo). O para-choques apresenta desenho leve e moderno com uma peça que tenta lembrar um defletor central.
O novo sub compacto da marca francesa aderiu à personalização de fábrica. O carrinho apresenta diversos temas para adesivos e faixas decorativas. As dimensões do 108 são: 3,47 de comprimento e 1,62 de largura. O teto retrátil tem 76 cm de comprimento por 80 cm de largura e seu acionamento é elétrico.
Os motores que impulsionam a novidade são o 1.0 VTi tricilíndrico de 68 cv e o 1.2 Pure Tech de 82 cv. O menor conta com sistema StartStop e pode unir-se a um câmbio automático ou manual de cinco marchas.
O que o sub compacto tem a ver com o Brasil? A Peugeot já testa, há um bom tempo, em terras nacionais, a geração anterior do carrinho. As grandes marcas já trabalham em seus projetos de sub compactos, aos moldes do VW up! que acabou de chegar. Tudo iosso colabora para a vinda do 108 ao Brasil, fabricado na Argentina. E além do mais, o 207 não consegue mais cumprir com competência seu papel de carroi de entrada. Vamos torcer!
Os motores que impulsionam a novidade são o 1.0 VTi tricilíndrico de 68 cv e o 1.2 Pure Tech de 82 cv. O menor conta com sistema StartStop e pode unir-se a um câmbio automático ou manual de cinco marchas.
O que o sub compacto tem a ver com o Brasil? A Peugeot já testa, há um bom tempo, em terras nacionais, a geração anterior do carrinho. As grandes marcas já trabalham em seus projetos de sub compactos, aos moldes do VW up! que acabou de chegar. Tudo iosso colabora para a vinda do 108 ao Brasil, fabricado na Argentina. E além do mais, o 207 não consegue mais cumprir com competência seu papel de carroi de entrada. Vamos torcer!
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