quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Conheça os SUVs que devem chegar ao Brasil para concorrer com Ecosport e Duster.

Ford Ecosport e Renaul Duster dominam o segmento, mas vem chumbo grosso por aí.
O segmento de SUVs compactos é a atual menina dos olhos do mercado brasileiro. Depois de investimentos pesados nos hatches compactos e sedãs médios, chegou a hora das montadoras enfiarem as rodas na lama, trazendo concorrentes para os soberanos EcoSport e Duster.

A primeira a apresentar seu novo "jipinho" é a Peugeot. Depois de um estrondoso sucesso na Europa, onde já foram produzidas 100 mil unidades do modelo, chegará ao Brasil o 2008, crossover criado sobre a plataforma do 208. O modelo vem fazendo barulho nos mercados onde é comercializado e já ganhou diversos prêmios.


Peugeot 2008 será nacional a partir de dezembro.
O SUV traz design inspirado no hatch do qual deriva, e foge do convencional design do segmento. O teto é baixo acima da cabeça do motorista e possui um degrau a partir da coluna B. Ele tenta parecer uma perua um pouco mais alta. As lanternas lembra as do 208 e o interior também se baseia no irmão de plataforma. O 2008 será comercializado a partir do início de 2015.

Outra que não vê a hora de botar as rodas no segmento é a JAC. Depois de lançar a família J3, o sedã-médio J5, as vans J6 e T8 e o sub compacto J2, a chinesa se prepara para lançar um SUV compacto, e aposta alto em suas vendas. O modelo é chamado de S-II ou S5 nos mercados onde é comercializado.


Novo SUV da JAC lembra bastante alguns concorrentes.
O modelo possui design bem interessante e lembra alguns concorrentes de preço maior. A lateral é praticamente idêntica a do Hyundai ix35, e o desenho da traseira é realmente parecido com os SUVs da Audi. Apesar do design genérico,o modelo é bonito e tem uma identidade visual formada, graças as faróis bem desenhados e detalhes que conseguem diferenciá-lo dos concorrentes. A JAC inicia as vendas ainda este ano.

De olho no crescimento de suas conterrâneas Nissan e Toyota, com March e Etios respectivamente, a Honda resolveu apostar suas fichas em outro segmento. A marca já apresentou no mercado internacional seu novo SUV compacto, o Vezel. O nome soa um pouco estranho, mas deve ser mantido quando for produzido em solo nacional. 


O Honda Vezel é a aposta da japonesa para crescer no Brasil.

O modelo está quebrando recordes de venda no Japão e a fila de espera passa de dois meses. O Vezel foi criado sobre a plataforma do Novo Fit (outro que chega em breve) e herdou do hatch a modularidade e o espaço interno. Com design bonito e ousado, o japonês tem queda acentuada do teto na traseira, na tentativa de parecer um cupê. As maçanetas traseiras ficam embutidas na moldura da porta, com a mesma intenção. Os faróis e a grade são bem desenhados e formam peça única. A carroceria tem vincos fortes e bem definidos, dando sensação de movimento. As lanternas são grandes e horizontais e definem as linhas da tampa do porta-malas. A Honda pretende iniciar as vendas do modelo até o segundo semestre de 2015.

O último modelo que chegará ao Brasil em breve, promete fazer mais barulho que os anteriores. A fabricante é a líder de vendas do mercado e possui rede de concessionárias gigantesca com mais de 500 pontos espalhados no Brasil, a Fiat. A gigante italiana venderá também no Brasil o SUV baseado no 500. O pequenino hatch está fazendo família na Europa e um de seus "filhos" grita pra ser nacional, o 500X. Ainda não revelado oficialmente, o modelo possui diversas projeções bem próximas do desenho real. Veja:


Modelo da Fiat, o 500X dará origem também a um irmão da Jeep.

O modelo terá linhas básicas baseadas no sub compacto, mas terá porte bem maior, com medidas parecidas com a do EcoSport. A espera pelo crossover é grande e a Fiat fabricará o modelo na nova fábrica que está sendo erguida em Goiana, no Pernambuco. Mas não é só isso. Desta mesma plataforma também sairá um SUV da Jeep, também fabricado na mesma unidade. É esperar pra ver.

Uma coisa é certa: o reinado do Eco e do Duster está ameaçado. Os concorrentes não estão pra brincadeira e quem ganha com isso é o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário