Ontem, algumas supostas fotos do Renault Twingo 2015 haviam vazado na internet. Hoje, através de fotos oficiais, a Renault confirmou a veracidade do desenho apresentado nas fotos. Com uma carinha simpática e relativo aumento de dimensões, o Twingo planeja vôos mais altos nesta geração. O carrinho disputa vendas no segmento dos sub compactos europeus, com concorrentes como VW up!, Peugeot 108, Fiat 500, Citroên C1, Ford Ka e Opel Adam.
A grade dianteira segue o padrão Renault, com a logo em tamanho relevante inserido em uma faixa negra que une os faróis, o que faz parecer que a mesma está flutuando na frente do carro. Na decoração esportiva a grade recebe um filete avermelhado de muito bom gosto. Os faróis tem o mesmo desenho do carro conceito apresentado há alguns meses, com formato amendoado invadindo um pouco o capô e o para-lamas. As luzes diurnas de Led estão integradas ao para-choques, em posição acima dos faróis de neblina, que são bem pequenos e ficam escondidos na saída de ar. O capô tem dois vincos fortes que rebaixam o centro da peça e conferem um certo ar musculoso.
A lateral do Twingo traz uma novidade nessa nova geração. Pela primeira vez na história do carrinho, ele possui a configuração quatro portas (única até momento, aliás), com a maçaneta traseira camuflada junto à coluna C. As portas apresentam um vinco marcante, que sobe rente aos vidros na área central do carro e descem junto à linha de cintura na área dos para-lamas. A coluna traseira é bem larga, contrariando a coluna dianteira, que oferece ótima (supostamente) visibilidade. O teto do carro cai em direção à tampa do porta-malas, deixando o desenho um pouco esportivo. As rodas possuem cubos personalizáveis e os para-lamas dianteiros carregam as luzes de seta. Visto lateralmente, as colunas do sub compacto lembram bastante o Fiat 500, seu concorrente direto e de maior sucesso no Velho Continente.
Na traseira, o Twingo apresenta um design que tem virado padrão no segmento. A tampa do porta-malas é de vidro e recebe o nome do carro, a logo do fabricante e o nome das versões (ainda não divulgadas). Esse tipo de desenho na traseira está presente também no up! e no 108, VW e Peugeot respectivamente, sues concorrentes na Europa. Mas o carrinho da Renault traz algumas exclusividades em seu desenho: as lanternas são bem desenhadas e não invadem a lateral, todo o conjunto é emoldurado pela lataria do carro, a tampa é bem alta e o para-choques recebe a placa e a entrada de ar para resfriar o motor, que está instalado na traseira. A parte de trás do sub compacto recebe também a tração. Segundo a Renault, a tração e o motor traseiros proporcionam melhor aproveitamento de espaço e maior esterçamento das rodas dianteiras, itens importantíssimos em um carro tipicamente urbano.
A Renault não divulgou nenhum dado técnico, mas notícias vazadas dão conta de que o carrinho usará um motor tricilíndrico 0.9 de 90 cv, posicionado na traseira, como já foi dito. Também não foi divulgada nenhuma imagem do interior do carro, mas é certo que ele contará com muitos itens de personalização e aparatos tecnológicos.
Infelizmente não há nenhuma possibilidade oficial ou interesse da marca de comercializar esse pequeno grande carro em nosso mercado. A Renault diz que o Clio cumpre bem o seu papel em nosso país, e que está feliz com o crescimento de vendas apresentado por ele. Fala-se também que o novo Twingo apresentaria custo elevado, o que canibalizaria vendas do Sandero, muito bem estabelecido no ranking de vendas com média de quase 10 mil unidade mensais e frequente posicionamento entre os 10 mais vendidos. Uma pena, pois seus concorrentes já almejam muitas vendas por aqui. Quem sabe a Renault não muda de ideia.
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