O setor de carros de entrada, os chamados populares, é sem dúvida o mais movimentado do mercado nacional, em vendas, quantidade opções e, este ano, novidades. O segmento tem grandes competidores, best sellers das principais marcas. VW Gol, Fiat Uno, Renault Clio, Chevrolet Celta, entre outros. É verdade que, pela obrigatoriedade da dupla "airbags + abs", o segmento perdeu algumas opções ultimamente. Despediram-se do mercado o Fiat Mille, o VW Gol G4 e o Ford Ka. Com certeza o cenário do topo das vendas irá mudar bastante. Deixemos de papo e vamos destrinchar o VW up!.
A Volkswagen o chama de "o Fusca do século 21", mas de Fusca o up! tem muito pouco. Pra início de conversa é um hatch que, diferentemente do besourinho, não nasceu pra ser exatamente barato, visto que sua configuração mais completa ultrapassa facilmente os R$ 40.000.O hatch fabricado em São Bernardo do Campo baseia-se em três pilares: design, desempenho e segurança. Este último realmente chama atenção. É o primeiro popular nacional a conseguir 5 estrelas nos testes de colisão. Quanto ao desempenho, não há nada de magnífico, mas ele certamente é bem gostoso de dirigir. O motor é o três cilindros flex de 75 cv com gaolina e 82 cv com álcool, já apresentado no Fox. Esse propulsor faz dobradinha com o elogiadíssimo câmbio MQ200, referência de maciez e acerto técnico em sua categoria.
Esse conjunto motor/câmbio deu ao VW up! a melhor nota no Programa Nacional de Etiquetagem Veicular, ou seja, ele possui o menor consumo entre os automóveis de sua categoria.
o up! é construído sobre a plataforma NSF (New Smal Family), uma estrutura moderna e que irá servir a uma nova família de automóveis compactos das quatro principais marcas do grupo VW: a própria e as européias Audi, Skoda e Seat.
É notória a qualidade de construção do carrinho, o que já é uma marca da fabricante. Os espaços entre as chapas da carroceria são equivalentes e não há rebarbas em qualquer peça visível no interior ou exterior do carro.
O desenho geral do modelo segue o padrão do europeu. Linhas simples, porém modernas, cantos levemente arredondados e poucos vincos fortes. Na frente, o carrinho apresenta um design simpático, com os faróis com quinas vivas e bom desenho dos canhões de luz. A grade, bem fina, que circunda o símbolo da marca, divide também os faróis. Já o para-choque carrega a entrada de ar e o local da placa, além dos faróis de neblina, em um desenho que, assim como Uno e Picanto, lembram bastante um sorriso.
A traseira do pequenino alemão carrega as maiores diferenças em relação ao modelo europeu. No exemplar nacional a tampa do porta-malas é de aço, enquanto no similar europeu é inteiramente de vidro. As lanternas mostram luzes em disposição levemente alterada. O desenho no geral é simpático e proporciona uma sensação de solidez, fazendo-o parecer mais alto do que realmente é. A placa é instalada no para-choques, no centro de uma peça que chega a lembrar (mais uma vez) o Fiat Uno.O brake light (luz de freio suspensa) está instalada no "aerofólio". Existe um botão com alça na tampa, com a função de abrir o porta-malas.
Lateralmente também há mudanças no desenho. A coluna C foi esticada em 65 mm, para aumentar o espaço no porta-malas, que agora tem 285 litros. As portas traseiras são ligeiramente maiores, para abrigarem vidros deslizantes. O europeu possui vidros traseiros basculantes, como no antigo Ford Ka. No restante, o design segue a linha Volkswagen: linhas retas, teto alto e traseira truncada.
O interior lembra os Volkswagen, com exceção dos mostradores, que remetem ao do antigo Fox. O acabamento é simples, mas tudo está em seu lugar, sem rebarbas ou falhas de montagem. A chapa de aço da porta é visível (mais uma vez lembrando o Ka). O painel tem uma faixa central que é pintada na cor da carroceria (nas versões mais completas), e opcionalmente possui uma central multimídia chamada de Maps&More.
Os bancos são inteiriços, como os do Uno (uma tendência entre os compactos de entrada). O entre-eixos de 2,42 m é até razoável para as medidas do carrinho: 3,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 1,50 m de altura. O peso total atinge 910 kg, leve mesmo para o segmento.
A Volkswagen espera fazer do up! o seu segundo modelo mais vendido, ou quem sabe, tomar a ponta do ranking e fazer uma dobradinha com o Gol. Na verdade, a meta é tirar a liderança das mãos da Fiat no mercado. Potencial o carrinho tem, mas cobra caro por isso, como todo modelo da Volkswagen. Nos outros segmentos, o consumidor pode até aceitar os valores elevados, mas no segmento de entrada cada centavo é importante.
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